23.4.09

Salve Jorge!

No dia de hoje (23 de abril) comemora-se o dia de São Jorge pois nesse mesmo dia, no ano de 303, esse santo - então soldado romano - foi torturado e degolado por não ter negado sua fé cristã diante do imperador Diocleciano.

Jorge teria nascido na Capadócia e se mudado para a Palestina ainda criança, após a morte de seu pai em batalha. Tinha posses e por isso recebeu boa educação e, na adolescência, entrou para a carreira das armas sendo logo promovido à Capitão do Exército Romano.

Aos 23 anos recebeu do imperador o título de Conde da Capadócia e passou a residir na corte romana cumprindo a função de Tribuno Militar.

Com o falecimento de sua mãe e, sensibilizado pelas crueldades praticadas na época contra os cristãos, Jorge distribui sua riqueza aos pobres na esperança de que esse ato lhe aproximasse da salvação.

Nessa época, o então imperador Diocleciano reuniu o senado para decretar seu plano de matar todos os cristãos. Jorge, indignado com essa decisão, levantou-se no meio da reunião e afirmou serem falsos deuses os ídolos adorados nos templos pagãos. Esse foi o início do que provocaria sua morte em nome da sua fé em Jesus Cristo.

É considerado santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, da cidade de Moscou e da cidade do Rio de Janeiro (extra oficialmente). É também padroeiro dos escoteiros, dos jogadores de RPG e do SC Corinthians Paulista. Acredita-se, inclusive, que sua história de devoção e fidelidade à Cristo seja a origem do termo "Fiel", muito popular entre os torcedores do time.

A HISTÓRIA DO DRAGÃO E DA PRINCESA

Lendas medievais dizem que a mãe de Jorge morreu ao dar a luz e o menino teria sido roubado pela Dama do Bosque. Seu corpo possuia três marcas: um dragão no peito, uma jarreira em uma das pernas e uma cruz no braço.

Ao se tornar adulto iniciou suas lutas por várias regiões e, após viajar por vários meses, encontrou na Líbia um pobre eremita que lhe disse que a cidade toda estava sofrendo por ali residir um enorme dragão cujo hálito venenoso poderia matar a todos e, cuja pele não podia ser perfurada nem por lança, nem por espada. O eremita revelou também que, diariamente, esse dragão exigia o sacrifício de uma bela donzela. Como todas as meninas do reino já estavam mortas por esse motivo, havia restado apenas Sabra, a filha do rei, que seria sacrificada no dia seguinte ou dada em casamento a quem matasse o dragão.

Ao ouvir a história, Jorge se determinou a salvar a princesa. No momento do sacrifício, pediu que levassem a princesa de volta para casa enfurecendo o dragão. Mas Jorge não se intimidou e, após árdua luta, enterrou sua lança na garganta do dragão, matando-o e estimulando a conversão de todas as pessoas da cidade ao Cristianismo.

O rei, que não queria casar sua filha com um cristão, envia São Jorge para a Pérsia e ordena que seus homens o matem. Jorge se livra do perigo e se casa, na Inglaterra, com a princesa salva por ele.

A LUA E OS ORIXÁS

A associação de São Jorge com a Lua é puramente brasileira, com forte influência da cultura africana. Na Bahia, o santo se associa a Oxossi que é o orixá da lua. Em outras regiões do Brasil ele se associa a Ogum. Diz a tradição que as manchas do solo lunar representam o santo, seu cavalo e sua espada sempre prontos para defender aqueles que precisarem de sua ajuda.

ORAÇÃO A SÃO JORGE

Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar. Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos. Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso: (fazei aqui o seu pedido) Dai-me coragem e esperança fortalecei minha e auxiliai-me nesta necessidade. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!

São Jorge rogai por nós!


Nenhum comentário: