1.3.09

Hummmmmmm........Lasanhaaaaaaa!!!

As nossas primeiras semanas aqui foram a base de muita lasanha congelada Sadia (não gostei da Perdigão...). Experimentamos todos os sabores (bolonhesa, verde, 4 queijos, calabresa....) e são todos uma delícia!

Maaaaaaaaasssss...... Nada como uma lasanha caseira e "natural", né? E esse foi o cardápio de ontem à noite. Marido já engordou 2 quilos, rsrsrs.....

LASANHA À BOLONHESA

1 pacote de massa fresca pra lasanha (usei a Frescarini)
600 g de presunto magro
600 g de mussarela
350 g de carne moída (usei patinho)
1 sachet ou lata (340g) de molho de tomate (usei o tradicional, mas você pode usar o que você gosta mais)
2 cubos de caldo de Galinhada Brasileira
1 folha de louro
meia cebola picada
1 colher rasa de alho picado
1 tomate maduro picado em cubos
folhas de orégano fresco
orégano desidratado
azeite
2 colheres de manteiga
meio litro de leite
1 colher de farinha de trigo dissolvida em meio copo de leite
2 colheres de requeijão
1 colher de chá de sal

MOLHO VERMELHO:
Frite a cebola e o alho em um pouco de óleo. Acrescente o louro e os cubos de caldo e deixe dourar mais um pouquinho. Acrescente a carne e frite bem.
Quando estiver bem fritinha, jogue o tomate picado e deixe cozinhar um pouquinho. Acrescente o molho pronto e deixe apurar. Por fim, retire o louro e acrescente as folhas de orégano fresco. Se quiser, pode polvilhar um pouco de pimenta do reino moída na hora (mais uma vez, entrou em ação o mix de pimentas!!). REserve.

MOLHO BRANCO
Derreta a manteiga na panela e frite nela um pouquinho de alho picado. Acrescente o leite e a farinha de trigo dissolvida. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe engrossar um pouquinho. Junte o requeijão e dissolva bem. Fica muito aromático se você ralar um pouquinho de noz moscada, mas eu não tinha... Reserve

Pegue um refratário (eu usei uma travessa de cerâmica luxo que ganhei de presente da Dona Lila) e forre o fundo com um pouco de cada um dos molhos. Intercale: folhas de massa, molho vermelho, molho branco, presunto e mussarela. Faça quantas camadas quiser, mas deixe um espaço de uns dois dedos da borda do refratário (a massa vai crecer e os molhos fervem. Esse espaço evita que tudo transborde). A última camada deve ser de mussarela. Finalize regando azeite e polvilhando orégano desidratado generosamente.

Cubra com papel alumínio e asse em 180 graus por 30 minutos. Depois desse tempo, tire o papel alumínio a asse mais 10 a 15 minutos pra gratinar.

PS: por cima de tudo você pode polvilhar queijo parmesão ou meia cura ralado grosso que fica ma-ra-vi-lho-so!



Um comentário:

Anônimo disse...

Mmmmmmmmmmmm
que Delícia!!!