4.7.09

Sopa Miscelânea com Ovo Poché

Hummmmmmmmmmmm!!! Friozinho pede sempre comidinhas que aquecem o corpo e a alma... E existe comidinha mais simpática do que uma sopinha? Sopa aquece o corpo, restabelece quando estamos doentes e dá uma alegriiiiiiiiiiia no coração pois remete sempre a comida da mamãe. Falae! Duvido que sua mãe nunca tenha feito uma sopinha gostosinha pra você! Mesmo que você não se lembre, é certo de que foi seu primeiro alimento na vida, perdendo só pro leite materno.


Então, facas e panelas a postos! Segue a receitinha da sopinha que fiz numa noite dessas de inverno:


SOPA MISCELÂNEA COM OVO POCHÉ

- 1/2 cenoura picada em rodelas grossas (da largura do dedo mindinho, mais ou menos
- 1 batata média picada em cubos
- 2 mandioquinhas picadas em rodelas grossas (como a cenoura)
- 1 espiga de milho picada (para os inexperientes, significa tirar o grão do sabugo para usar só o grão! rsrsrs.... Sou bem didática, né?)
- 1 xicara de ervilhas frescas (daquelas congeladas que sempre uso)
- 1/2 abobrinha picada em cubos
- 1 xicara de feijão cozido
- 1 xicara de carne moída já cozida
- 2 colheres de molho de tomate
- 2 cubos de caldo de galinha caipira
- 1 xicara de macarrãozinho de sopa (usei o Ave Maria, mas pode ser aqueles de letrinhas, argolinha, conchinha, etc.)
- 1/2 colher de alho picado
- 1/2 cebola picadinha
- 2 folhas de louro
- 1 colher de óleo
- 3 copos de água fervente
- pimenta ardida a gosto
- 1 ovo (marido não curte ovo poché! rsrsrs...)

Bora lá! Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente as folhinhas de louro e os legumes picados. Mexa bem e deixe fritar um pouquinho (uns dois ou três minutinhos!). À parte, dissolva os cubos de caldo de galinha na água fervente.

Acrescente o macarrão, mexa bem rapidinho (senão gruda tudo!) e jogue a água com o caldo de galinha dissolvido. Mexa bem, desgrudando o macarrão do fundo e das bordas da panela e junte o feijão, a carne moída e o molho de tomate. Se gostar de pimenta (AMO!) pode caprichar.

Deixe cozinhar por uns 15 minutos ou até que os legumes estejam al dente.

Agora o gran finale! O ovo poché! É só quebrar o ovo direto na sopa, tampar a panela e deixar um ou dois minutinhos! Daí quando for servir, você pega com a concha bem por baixo do ovo pra não estourar.

Acompanhou: torradinhas feitas com um fio de azeite.

Dica: sirva dentro do pão italiano (aquele de bola) com queijinho ralado por cima. É só cortar uma tampa no pão, tirar um pouco do miolo (tira muito não porque senão o pão despenca!). Passe um alho cortado ao meio por dentro do pão, igual no fondue (se quiser pode deixar o alho lá dentro.), recheie com a sopa e polvilhe o queijinho. Fica uma delícia!


Nenhum comentário: