8.5.09

Frango Caipira com Quiabo

Faz um tempo que eu tô com vontade de comer aquele franguinho cozido, bem gostosinho que restaurante nenhum tem igual. Pois bem, resolvi então comprar umas coxas e sobrecoxas outro dia pra realizar meu desejo (e do marido também porque ele adora!) no almoço de domingo.

Chegou o domingo! Acordei cedo, linda e bela (descabelada e cheia de cremes na cara é a verdade! Mas o linda e bela é bom pra romantizar a cena dramática....) e quando abro a bandejinha de frango, a big surprise: TUDO AZEDO E FEDIDO!!!!! Uó!!!!! NDPO Total!!!!! E olha que eu tinha comprado um dia antes e tava no prazo de validade! NDPO pra esse supermercado! Mas tudo bem, fomos de Lasanha Sadia mesmo e abortei a idéia do frango cozido por uns tempos.

Mas daí........

Fomos ao supermercado ontem (outro, please!) e a idéia voltou! Com mais força ainda quando nos deparamos com um refrigerador todinho de frango caipira (conhecido atualmente como orgânico) Nhô Bento, que pra quem não sabe é procedente de Uberaba/MG. Ou seja, franguinho do quintal da vó, praticamente. Compramos algumas bandejinhas de sobrecoxa e viemos felizões pra casa.

Agora, o lance do quiabo é o seguinte: eu sou daquelas cozinheiras que gosta de desafios e essa história de que quiabo é uó por causa da baba nunca me convenceu muito porque já comi quiabo em restaurantes e não tinham baba! Então haveria de ter um jeito de fazer o tal do quiabo sem baba e eu ia descobrir esse jeito. Então, acionei o mestre Google e fui logo pesquisar as dicas das donas de casa prendadas para conseguir esse feito. Descobri que existem mil jeitos e que cada doida tem sua poção mágica própria. Daí que resolvi ir na fé e com força na peruca, juntando dica com futrica e não é que a parada deu certo?? Meu quiabinho ficou teteinha!

Seguem fotos e receita:

FRANGO CAIPIRA COM QUIABO

6 sobrecoxas de frango caipira

1 tablete e meio de caldo de galinha com colorau

1 cebola média picada

1 colher (sobremesa) de alho triturado

2 folhas de louro

1 colher de óleo

meio litro de água fervente

300 gramas de quiabo

1 colher rasa de tempero pronto (usei um novo da Arisco que chama Tempero Caseiro - Ervas)

cheiro verde picadinho

pimenta ardida do Tio Dô (ou a que você tiver)

Pra começar, lave bem os quiabos e seque com uma toalhinha. Pique-os em rodelinhas de 1 cm, mais ou menos. Esquente um pouco de óleo numa panela e frite os quiabos (sem mexer!!! Só sacudindo a panela pra misturar e não queimar!) por uns 5 minutos. Você vai perceber que ele vai fazer umas bolhinhas (tipo bolhinha de sabão pequenininhas) e depois vai parar e vai ficar com cara de fritinho. Quando chegar nesse ponto, acrescente 1/4 de cebola picadinha e uma ponta de colher de tempero pronto. Refogue um pouquinho com a cebola e reserve.

Em outra panela, esquente o óleo e refogue a cebola e o alho junto com as folhinhas de louro. Acrescente o frango (com a pele para cima) e deixe fritar um pouquinho. Mexa para agregar os temperos e junte os cubos de caldo de galinha dissolvidos na água fervente. Corrija o sal com o tempero pronto, tampe a panela e cozinhe até ficar macio e o caldo engrossar. De vez em quando dê uma mexidinha.

Quando o frango estiver cozido (vá espetando um garfo pra saber), junte os quiabos reservados e a pimenta ardida, mexa um pouquinho e salpique o cheiro verde para finalizar.

MILHO REFOGADO

2 espigas de milho verde picadas

1/4 de cebola picadinha

1 colher (chá) alho triturado

1 cubo de caldo de galinha caipira

cheiro verde

1/2 copo de água fervente

1/2 colher de óleo

pimenta do reino moída na hora

Esquente o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente o milho e frite um pouquinho. Junte a água fervente com o caldo de galinha diluído e cozinhe em panela aberta, até ficar molinho. Corrija o sal se necessário, salpique pimenta do reino e cheiro verde e está prontinho!

SALADINHA DE TOMATE COM PIMENTÃO

É só temperar com limão, vinagre bom (tô usando o La Pastina português), sal, azeite extra virgem (Gallo português) e pimenta do reino moída na hora.

- Pra acompanhar, basta um arroz branco fresquinho.

- Pra comer ouvindo:







Post em homenagem à Vovó Lydia, que tem franguinho no quintal e na panela! Te amo, vozinha!

Nenhum comentário: