Chegou o domingo! Acordei cedo, linda e bela (descabelada e cheia de cremes na cara é a verdade! Mas o linda e bela é bom pra romantizar a cena dramática....) e quando abro a bandejinha de frango, a big surprise: TUDO AZEDO E FEDIDO!!!!! Uó!!!!! NDPO Total!!!!! E olha que eu tinha comprado um dia antes e tava no prazo de validade! NDPO pra esse supermercado! Mas tudo bem, fomos de Lasanha Sadia mesmo e abortei a idéia do frango cozido por uns tempos.
Mas daí........
Fomos ao supermercado ontem (outro, please!) e a idéia voltou! Com mais força ainda quando nos deparamos com um refrigerador todinho de frango caipira (conhecido atualmente como orgânico) Nhô Bento, que pra quem não sabe é procedente de Uberaba/MG. Ou seja, franguinho do quintal da vó, praticamente. Compramos algumas bandejinhas de sobrecoxa e viemos felizões pra casa.
FRANGO CAIPIRA COM QUIABO
6 sobrecoxas de frango caipira
1 tablete e meio de caldo de galinha com colorau
1 cebola média picada
1 colher (sobremesa) de alho triturado
2 folhas de louro
1 colher de óleo
meio litro de água fervente
300 gramas de quiabo
1 colher rasa de tempero pronto (usei um novo da Arisco que chama Tempero Caseiro - Ervas)
cheiro verde picadinho
pimenta ardida do Tio Dô (ou a que você tiver)
Pra começar, lave bem os quiabos e seque com uma toalhinha. Pique-os em rodelinhas de 1 cm, mais ou menos. Esquente um pouco de óleo numa panela e frite os quiabos (sem mexer!!! Só sacudindo a panela pra misturar e não queimar!) por uns 5 minutos. Você vai perceber que ele vai fazer umas bolhinhas (tipo bolhinha de sabão pequenininhas) e depois vai parar e vai ficar com cara de fritinho. Quando chegar nesse ponto, acrescente 1/4 de cebola picadinha e uma ponta de colher de tempero pronto. Refogue um pouquinho com a cebola e reserve.
Em outra panela, esquente o óleo e refogue a cebola e o alho junto com as folhinhas de louro. Acrescente o frango (com a pele para cima) e deixe fritar um pouquinho. Mexa para agregar os temperos e junte os cubos de caldo de galinha dissolvidos na água fervente. Corrija o sal com o tempero pronto, tampe a panela e cozinhe até ficar macio e o caldo engrossar. De vez em quando dê uma mexidinha.
Quando o frango estiver cozido (vá espetando um garfo pra saber), junte os quiabos reservados e a pimenta ardida, mexa um pouquinho e salpique o cheiro verde para finalizar.
MILHO REFOGADO
2 espigas de milho verde picadas
1/4 de cebola picadinha
1 colher (chá) alho triturado
1 cubo de caldo de galinha caipira
cheiro verde
1/2 copo de água fervente
1/2 colher de óleo
pimenta do reino moída na hora
Esquente o óleo e doure a cebola e o alho. Acrescente o milho e frite um pouquinho. Junte a água fervente com o caldo de galinha diluído e cozinhe em panela aberta, até ficar molinho. Corrija o sal se necessário, salpique pimenta do reino e cheiro verde e está prontinho!
SALADINHA DE TOMATE COM PIMENTÃO
É só temperar com limão, vinagre bom (tô usando o La Pastina português), sal, azeite extra virgem (Gallo português) e pimenta do reino moída na hora.
- Pra acompanhar, basta um arroz branco fresquinho.
- Pra comer ouvindo:
Post em homenagem à Vovó Lydia, que tem franguinho no quintal e na panela! Te amo, vozinha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário