Daí que fui fazer o almoço de hoje com os poucos ingredientes disponíveis e não é que saiu uma belezura? Segue o cardápio: Arroz Branco (de saquinho!), Tutu de Feijão e Lagarto de Panela com Batatas e Cenouras.
O arroz é daqueles que vêm em saquinhos com porções individais (tem da Tio João, da Uncle Bens, da Blue Ville, etc). É só ferver água em uma panela, acrescentar meia colher de alho picado, meia colher de sal e uma colher de cebola picada. Daí você joga o saquinho lá dentro (isso mesmo! Você joga o arroz dentro do saquinho na água, com saquinho e tudo.) e aguarda 20 minutos. Então você tira o saquinho da água com um garfo, escorre a água e corta o saquinho. Despeje o arroz pronto em uma travessa e dê uma soltadinha com um garfo.
O tutu eu fiz assim: cozinhei o feijão carioca (cerca de 300 gramas) com água na panela de pressão até ficar al dente (mais ou menos uns 25 minutos depois que dá a pressão. Mas isso depende do feijão, eu usei o Camil. O ideal é dar uma olhada depois de 20 minutos pra ter noção). Reservei o feijão cozido. Numa panela, coloquei umas 3 colheres de óleo e deixei aquecer um pouco. Acrescentei uma colher rasa de alho picado, 3 colheres de cebola picada em cubinhos pequenos e deixei dourar até soltar aquele cheirinho gostoso. Daí, coloquei 4 conchas cheias de feijão, dei uma mexida pra misturar com os temperos e juntei mais umas 6 conchas rasas de caldo de feijão. Joguei um cubo de caldo de galinha (pode pôr o de galinha caipira também, que fica ótimo!), um pouquinho de pimenta vermelha ardida e mexi um pouco pra dissolver o caldo de galinha. Deixei um pouco em fogo baixo, pra apurar e engrossar o caldo do feijão.
Enquanto isso, preparei à parte uma farinha temperada: coloque num potinho 2 colheres de farinha de mandioca torrada (daquelas fininhas), 1 punhadinho de manjerona (pode ser manjericão, ervas finas ou orégano também) e 2 colheres de farofa de milho temperada (daquelas que a gente já compra pronta). Mexa tudo e reserve.
Dei uma regada generosa de mistura de azeite e óleo de soja (usei Maria aromatizado com manjericão) no feijão e fui acrescentando a mistura de farinhas e ervas aos poucos, mexendo sempre até dar o ponto do tutu.
OBS: teria ficado melhor ainda se tivesse colocado cheiro verde no final do cozimento, com a panela já fora do fogo. Caso queira colocar bacon, este deve ser frito em cubos bem pequenos no óleo, antes de colocar o alho e a cebola. O enfeitinho é de pimentas biquinho.
Por fim, o Lagarto foi a novidade! Nunca tinha feito porque nunca fui muito boa pra fazer carne cozida. Mas ficou ótimo (segundo o meu irmão, Bruno, que adouuuuuura lagarto e é expert nessa carne)!
Segue a receita: faça uma marinada com azeite, 1 sachê de caldo de Picanha com toque de alho, meio copo de cerveja normal (usei Skol), pimenta do reino, sal (pouquinho porque já tem o caldo de picanha), bastante alho e cebolas picados (se você não gostar, pode pôr menos).
Pegue uma peça de lagarto de uns 400 gramas e faça alguns furos com um espeto de madeira (dos de churrasco). Banhe a carne com a marinada, coloque em uma vasilha tampada e deixe umas 14 horas na geladeira, virando de vez em quando.
Coloque 3 colheres de óleo em uma panela de pressão, deixe esquentar e frite a peça de lagarto até selar todos os lados (cerca de 10 minutos). Regue com a marinada que sobrou na vasilha, acrescente meio copo de cerveja e tampe a panela. Cozinhe por, mais ou menos, 45 minutos (recomendo olhar após 20 minutos pra virar a carne).
À parte, cozinhe 3 batatas pequenas descascadas e cortadas ao meio (verticalmente) e 1 cenoura média descascada e fatiada grosso (estilo chinês) em água fervente com 2 sachês de caldo de Picanha com toque de alho.
Quando a carne estiver macia, transferir pra um refratário e fatiar em fatias médias dispondo-as em sequência. Colocar metade das batatas e cenouras cozidas em cada lateral do refratário. Aquecer o molho de carne que se forma no cozimento do lagarto e, quando estiver bem quente, jogar 2 conchas do caldo de picanha onde os legumes foram cozidos. Misturar, agitando. Ferver um pouco (até ficar grossinho) e despeje sobre a carne e os legumes.
Levar o refratário ao forno para finalizar (uns 10 minutos ou menos). Prontinho!!!!
OBS: já comi recheado com mussarela (dos Deuses!) e você pode rechear também com bacon, talos de cenoura, etc.
Comidinha caseira, sem pretensão alguma e deliciosa!
2 comentários:
Ana Maria Zorzze!!!!!
Huuuuummm.....
Boa mudança!
Bjo, me liga!
Amei o Ana Maria Zorzze!!!!! ahhahahhahahhahhhahah... Te espero lá, hein? Bzo!
Postar um comentário