Encontrei muito títulos, desde os clássicos como o Larousse, passando por diversos guias e manuais e fechando com obras que se direcionam especificamente a alguns assuntos como: amamentação, comportamento, tipos de parto, massagem para bebês, entre outros.
No fim da minha busca, concluí que todos esses assuntos e as respostas para as dúvidas mais comuns podem ser facilmente encontradas na net. Achei que seria mais interessante ler as experiências reais de mães blogueiras que compartilham suas dores e seus amores na rede. Acho que elas dão um toque de sinceridade e vivência pessoal que a maioria dos livros científicos não consegue transmitir.
Porém, como não resisto a um exemplar de papel e com cheirinho de biblioteca, acabei comprando um que acredito ter sido uma excelente aquisição: "Crianças Francesas não fazem Manha". Super recomendo para as gestantes e mamães de pequenos em geral... Principalmente para as de primeira viagem, como eu. É um sucesso de vendas no mundo todo e conta as experiências e pesquisas de uma mãe americana que se muda pra Paris e passa a tentar descobrir os "segredos" franceses para se educar os filhos.
Um livro bem divertido, com um texto simples e muitas referências de pesquisas sobre o comportamento infantil tanto americano (que é o mais divulgado e seguido no Brasil) quanto francês.
Há alguns pontos que discordo um pouco, como no capítulo que fala sobre amamentação. Mas, na maioria dos capítulos consegui encontrar pontos de vista e experiência que compartilho e considero muito eficientes. Com certeza tentarei aplicar grande parte dos "segredinhos" franceses à educação do nosso Lorenzo.
Segue o link para o Prefácio do livro, na íntegra: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/noticias/Como-os-pais-franceses-educam-filhos-que-nao-fazem-birra.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário